terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Em três meses Conferência Juventude já mobilizou 90 mil pessoas


Lançada oficialmente em setembro, a I Conferência Nacional de Juventude, prevista para abril de 2008, já mobilizou milhares de pessoas em todo o Brasil. Segundo dados da Secretaria Nacional de Juventude, as etapas preparatórias para o evento nacional já envolveram 238 municípios, registrando mais de 89 mil participações, considerando-se os lançamentos estaduais, as conferências municipais e regionais, além das conferências livres.
De acordo com a Secretaria, nesses três meses posteriores ao lançamento da Conferência foram realizadas 110 pré-conferências e 63 conferências livres, que reuniram mais de 38 mil pessoas. As conferências estaduais e municipais contaram com o envolvimento de aproximadamente 35 mil pessoas e os lançamentos estaduais, em 22 unidades da Federação, registraram cerca de 15 mil participações. Outras 281 etapas já estão agendadas em diversos estados e municípios a partir de janeiro de 2008.
Para o coordenador da Conferência Nacional, Danilo Moreira, esse período foi bastante satisfatório, sobretudo se for levado em conta que faz pouco tempo que o tema juventude passou a integrar a agenda pública em nível nacional e que esta é primeira Conferência de Juventude promovida pelo governo federal. “Os debates têm gerado propostas cada vez mais ricas para as etapas estaduais e nacional. Além disso, temos observado o crescimento do número de coordenadorias e conselhos de juventude. Mas a grande novidade é o amplo envolvimento dos movimentos juvenis por meio das conferências livres. Estou certo de que o debate sobre políticas de juventude está ocorrendo em todo o País e vai ganhar um espaço ainda maior em 2008”.
Por meio da Conferência Nacional de Juventude, o governo viabiliza um amplo diálogo entre a sociedade civil, especialmente os jovens, e os poderes públicos, a fim de identificar e apresentar soluções para os principais problemas que envolvem esse segmento. O objetivo é fortalecer o conceito de que a juventude possui direitos e necessidades próprias, exigindo investimentos e políticas públicas específicos.
Até a realização do evento nacional, estão ocorrendo as etapas preparatórias, que incluem as conferências municipais e estaduais, além das pré-conferências e conferências livres. Estas últimas vieram ampliar ainda mais a discussão, pois permitem que qualquer pessoa ou organização organize essa etapa, enviando suas propostas para a Conferência Nacional.


Mais informações no http://www.juventude.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a verificação do administrador sua mensagem será exibída. Obrigado por participar e visitar nosso BLOG